“Toda pessoa esteja sujeita as autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus. As autoridades que há foram ordenadas por Deus” (Rm 13:1).

 

Existem dois motivos pelos quais o cristão deve se sujeitar às autoridades. O primeiro motivo é a procedência do poder dos governantes. Disse: … não há autoridade que não venha de Deus… (Rm 13:1). A base para tal afirmação é a certeza de que Deus é Soberano!

O outro motivo é a finalidade do poder dos governantes. Deus constituiu o estado para cumprir dois objetivos: O primeiro é promover o bem através do estímulo (v.3) e o segundo é coibir o mal por meio da punição (v.4). A lógica bíblica para isso é a seguinte: o Altíssimo é quem governa o mundo e ele, também o faz através das autoridades. Ou seja, os governantes são instrumentos para promover a justiça e executar os desígnios de Deus. O apóstolo explica que todos os líderes do povo exercem uma missão divina: São ministros de Deus! (Rm 13:4, 6).

O Senhor instituiu os governos dos homens para manter a ordem no mundo. Quem rebela contra eles está promovendo a desordem e patrocinando o caos! Se às autoridades do país deixam de cumprir a finalidade que Deus lhes deu, exigindo aquilo que Deus proíbe, ou proibindo o que Deus ordena, então, nosso dever é resistir e não sujeitar.: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5:29). Agora, se isso não acontecer, respeitemos às autoridades!

 

Por, Eleilton Freitas.