Com o tema: “Uma Igreja para cidade”, a Faculdade de Teologia Adventista da Promessa – FATAP reuniu aproximadamente 200 pessoas, na IAP-Vila Maria, na Zona Norte de São Paulo, com o fim de refletirem aquele importante tema, na 2ª Conferência Teológica.

O Dc. Leandro Aranha da IAP-São Caetano, conduziu a programação e abriu o evento. O louvor inicial foi feito por um grupo formado pelos seminaristas da FATAP-Interna de Vila Medeiros em São Paulo-SP, que também ajudaram na organização da Conferência.

 

Palestra de abertura

A palestra de abertura foi feita pelo Pr. Kassio Passos Lopes, titular da Igreja de Edu Chaves, que falou sobre o tema “OS DILEMAS DAS GRANDES CIDADES E O MANDATO DA IGREJA”. Kassio mostrou como o Brasil, segundo o último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), se tornou ainda mais urbano, e como as igrejas do Novo Testamento, viveram em contextos urbanos estrategicamente, e como isso serve de lição para igreja do século 21.

 

Trilhas específicas

Depois de um intervalo, seguiu-se a programação com as trilhas. Cada trilha apresentava uma área especifica de atuação da igreja, que é importante de ser trabalhada em áreas urbanas. Essas trilhas foram as seguintes:

 

Trilha 01 – PROJETOS ALTERNATIVOS PARA CRIANÇAS: Conduzida pela dsa. Rute Soares, diretora do DIJAP-Geral.

Trilha 02 – DONS E VOCAÇÃO: CRISTÃOS SERVINDO A CIDADE: Conduzida pelo pr. Eleilton, diretor da FATAP e co-pastor da IAP-Santana em São Paulo-SP.

Trilha 03 – REVITALIZANDO O CULTO E A LITURGIA: conduzida pelo pr. Felipe José, titular da IAP-Santana em São Paulo-SP.

Trilha 04 – A MÍDIA A SERVIÇO DA MISSÃO DA IGREJA: Conduzida pelo pb. Marco Murta da IAP-São Caetano.

 

Palestra final

Antecedida pelos louvores dirigidos pela Banda Kerigma, a última palestra foi feita pelo pr. Eduardo Lucena, titular da IAP-Vila Nhocuné na Zona Leste de São Paulo. Ele falou sobre: “O VALOR DA CONTEXTUALIZAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO NAS CIDADES”. Um dos destaques foi à análise que o palestrante fez da nossa geração, que possui muitos recursos e consciência da importância da contextualização; e destacou o equilíbrio necessário na contextualização do evangelho, para não nos tornamos nem legalistas, nem liberais.

 

Momentos finais

O Pr. Hermes Pereira Brito, fez as considerações finais do evento, mostrando como são necessários tais espaços de reflexão. Ele também testemunhou como tem sido desafiado a anunciar o evangelho onde está, contando como utilizou o trânsito parado em São Paulo-SP, para falar do Senhor a um pai de família desesperado. Ele despediu os presentes com a benção apostólica.

 

Um sorteio de livros e do CD da Banda Kerigma da IAP-Santana, que se apresentou no evento, foi entregue ao fim da programação. O pr. Eleilton, anunciou que a 3ª Conferencia Teológica da FATAP em 2017, falará sobre os 500 anos da Reforma Protestante. Ele incentivou que os participantes agendem o último sábado de outubro, data da realização do evento. Agende você também.

FATAP-Mídia.