No primeiro texto que escrevemos sobre este assunto, analisamos onde recai toda a ênfase da Grande Comissão. De acordo com nossa análise, ela não está no verbo “Ide”, mas no “Fazer discípulos” ou “Discipulai”. Esta é a grande ordem ou imperativo da Grande Comissão. Todos os outros verbos (indo, batizando e ensinando) são auxiliares e explicam os estágios da mesma, ou sua metodologia (como colocar a ordem em prática). É desta metodologia que trataremos agora.

Em primeiro lugar, fazemos discípulos indo. Já mencionamos, anteriormente, que o “Ide” não é um imperativo, mas uma ação em desenvolvimento. A ideia do verbo é indo. O interessante é que nos evangelhos, este verbo está associado à proclamação (Mt 10:6; 22:9; Lc 10:3; Mc 16:15). Por isso, no texto Mt 28:19 ele representa a primeira fase do discipulado. É o início, o estágio do evangelismo. Ele pressupõe que o discípulo de Jesus não está parado. Não evangelizaremos e, consequentemente, não faremos discípulos, se ficarmos parados.

O Indo faz parte da grande comissão e nos ensina que devemos ser agentes missionários em todos os lugares onde o Senhor nos levar: na escola, na faculdade, no trabalho, na vizinhança, em nosso país, fora dele, etc. Nunca podemos esquecer que Jesus disse que “todas as nações” (gentes) devem ser alcançadas. Então, indo, evangelize. Fale de Jesus para outras pessoas, não só de maneira verbal, mas através de seu exemplo.

Em segundo lugar, fazemos discípulos batizando. Isso também faz parte do processo do discipulado. Esta é a segunda fase do discipulado e consiste em preparar o novo crente para o batismo e levá-lo a consumar este ato. Neste período, é ensinado as doutrinas básicas da fé que são essenciais para a pessoa se batizar consciente do que está fazendo. O verbo “batizando” diz respeito à integração do discípulo na igreja, visto que o batismo simboliza a identificação com o povo de Deus; é um ato externo, uma declaração pública de fé; representa a união do crente com Cristo em sua morte e em sua ressurreição para uma nova vida.

Todo discípulo deve ser batizado. No primeiro século não existiam cristãos sem batismo. O batismo era a identificação com a igreja. Era como o “anel” numa cerimônia de casamento. Um sinal externo da ligação do discípulo com a comunidade. Depois que você pregar o evangelho a alguém, e este se decidir por Cristo, ajude-o em sua integração na igreja. O novo crente às vezes fica meio descolado no novo ambiente. Adote-o. Participe de uma classe bíblica com ele. Enfim, faz parte da trilha do discipulado a integração.
Em terceiro e último lugar, fazemos discípulos ensinando. Esta é a terceira fase do discipulado. É o momento em que o novo crente é edificado, equipado, e treinado, de forma mais profunda, por meio das doutrinas bíblicas para assemelhar-se a Cristo e dar frutos. O conteúdo desse ensino: … todas as coisas que vos ordenei (Mt 28:20b). Não são as nossas opiniões ou tradições, mas as ordens de Jesus. Qual delas? Todas. Esta é a etapa mais demora do discipulado, contudo, é a mais negligenciada por nós. Talvez, você não percebeu, mas, ela acontece exatamente após o batismo. Costumamos ensinar os novos até eles serem batizados e depois os deixamos. Isso está errado! O discipulado continua após o batismo!

Jesus não estava falando de um curso de 6 meses, mas da disposição de caminhar com alguém por algum tempo (ele caminhou 3 anos com os seus discípulos) e ensinar-lhe a vontade de Deus. Além disso, o Mestre apresentou a finalidade do ensino: … ensinando a obedecer… (20a). “Obedecer”, aqui, traz o sentido de “atender cuidadosamente”. Como você ensina alguém a obedecer? Obedecendo! Fazer discípulo é “ensinar a viver. Ensinar a viver como Jesus viveu e nos ensinou a viver”. Isto só acontecerá se tivermos relacionamento com a pessoa que está sendo discipulada. Precisamos de pessoas dispostas a ser como Jesus ao nosso lado, que andem como Jesus, e nos ensinem a viver como Jesus! Aceita o desafio?

Eleilton William de Souza Freitas

BIBLIOGRAFIA

KIVITZ, Ed René. Talmidim: o passo a passo de Jesus. São Paulo: Mundo Cristão, 2012.

1 – Kivitz (2012:25).