“… lembre ao seu povo o dever de obedecer ao governo e às suas autoridades, que estejam sempre submissos e prontos para qualquer trabalho honesto. Não devem falar mal de ninguém, nem contender, mas sim ser bondosos e verdadeiramente atenciosos para com todos(Tt 3:1-2).

Nestes dois versículos temos algumas características de bons cidadãos, na visão de Barclay. Primeiro: São obedientes à lei: “Obedecem ao governo e suas autoridades” (Tt 3:1). Ele sabe que se as leis não forem obedecidas a vida humana se torna um caos generalizado.

Segundo: São dispostos ao trabalho: “Prontos para qualquer trabalho honesto”. Todo cristão é um cidadão do Reino dos céus, mas é um cidadão de sua nação, também. Este deve, a todo custo, se empenhar para ser um bom cidadão, inclusive trabalhando e servindo-a quando necessário.

Terceiro: São contrários às calúnias: “não devem falar mal de ninguém”.

Quarto: São contrários à agressão: “nem contender”. A ideia da palavra grega aqui é “não brigão” ou “não agressivo”. Um bom cidadão defende seus ideais, mas não é uma pessoa truculenta.

Quinto: São favoráveis à bondade: “ser bondoso”.

Sexto: São atenciosos com todos: … verdadeiramente atenciosos para com todos: A palavra grega descreve uma pessoa que sempre está cavalheirescamente preparado para ir em ajuda de outros mesmo quando estes lhe têm feito mal ou prejudicado.

 

Por, Eleilton Freitas.