Chegamos ao último devocional sobre o capítulo 1 de Romanos, os versículos 18-32. Neles, Paulo, sem nenhuma cerimônia, mostra o quanto a humanidade está perdida. Os seres humanos são, por assim dizer, miseráveis. A queda arruinou os seres humanos. Paulo faz questão de mostrar o quanto somos depravados longe de Deus, para que reconheçamos o quanto Deus foi maravilhoso ao enviar Jesus para nos ajudar. Enquanto o ser humano não reconhecer seu estado de pecaminosidade, não conseguirá entender completamente o valor da salvação oferecida por Deus pela graça. Diante disso, antes de falar desta salvação, ele mostra a perversão, tanto dos gentios quanto dos judeus. Todos são indesculpáveis!

Romanos 1:18-32 é um texto chocante e fala da perversão do mundo gentio. Ele mostra a total degeneração do ser humano. Mostra como os seres humanos se afundaram por causa do pecado. No v. 18, o verbo “deter” pode também significar “reprimir”. Os seres humanos “conheciam a verdade acerca de Deus, mas não permitiram que ela operasse em sua vida. (…) o ser humano abandonou a verdade e se tornou semelhante a um animal, tanto em sua forma de pensar como de viver”, segundo Wiersbe. Como isto aconteceu? Paulo conta isso neste trecho. Chamamos, então, a sua atenção, a três divisões naturais deste texto:

A revelação do Criador

Paulo diz que Deus revelou-se a si mesmo a todas as pessoas (vs. 19-20). E como ele fez isso? Deus, o Artista, deixou sua marca em sua criação. O versículo 20 mostra que Deus se revela pela natureza. A criação é uma manifestação visível do Deus invisível. A natureza confronta-nos com a verdade de que existe um criador! Ela é prova de que Deus existe. Os homens são indesculpáveis, portanto, pois, por meio da criação (v. 20), o Senhor deu prova de sua existência. Ninguém poderá dizer no dia do juízo: “Eu não sabia que o Senhor existia!”. Um argumento assim é mentiroso. Existe um conhecimento de Deus que é acessível a todos as pessoas através da ordem natural das coisas, segundo Stott.

A rejeição dos homens

Na sequência, isto é, nos versículos 21-23, temos algo interessante. O apóstolo mostra que, como rejeitou Deus, o ser humano passou a confeccionar deuses para si. Faz parte da constituição humana a necessidade de adorar algo. Deus nos fez assim. Por isso, se não adora ao Deus verdadeiro, adorará o falso: nem que seja ele mesmo! Paulo mostra neste texto que a mente humana torna-se nula em suas especulações, por não ter Deus. E, o que começa na mente, vai para o coração. Hernandes Dias Lopes comenta: “Quando o homem perde o conhecimento de Deus, perde também, a referência de santidade. Não sabe mais de onde vem, nem para onde vai. Torna-se totalmente louco, não compreendendo a si mesmo ou mesmo o universo que vive”.

A retribuição de Deus

 

Dos versículos 24-27, podemos observar a verdade que, a perversão da vida, surge da perversão da fé. A idolatria, fatalmente, levará o ser humano à imoralidade. Neste trecho lemos que Deus entregou os homens a impureza sexual e as paixões desonrosas. Não há castigo maior para o ser humano do que Deus o entregar a si mesmo! Esta foi a retribuição de Deus pó causa da rejeição dos homens. Neste texto, temos a verdade de que o homossexualismo é o reflexo desta entrega de Deus dos homens a si mesmo. É uma expressão do juízo de Deus ao homem.

 

Nos últimos versículos deste capítulo, Paulo mostra que Deus entregou os seres humanos a uma disposição mental reprovável, para fazerem coisas que não convém (vs. 28-31). Temos uma lista de 21 pecados! O mais terrível vem no último versículo. As pessoas cometem estes pecados conscientemente, e aplaudem os que os praticam (v.32). Estamos falando de um alto grau de degradação, que podia ser visto na época, e que pode ser visto em nossos dias. As pessoas pecam sem nenhum dor na consciência, e aplaudem o pecado. Todos os dias, na televisão e nos meios de comunicação, de modo geral, vemos o pecado sendo incentivado e aplaudido pela nossa sociedade. É lamentável! A queda fez isso conosco.

 

Somos mesmo miseráveis. Graças a Deus, que esta não é a palavra final de Paulo sobre a humanidade. Mais a frente o apóstolo mostrará o que Deus fez para nos ajudar. Resta-nos, por hora, reconhecer diante de Deus o quão perdidos estávamos sem ele, e o quanto foi bom encontrá-lo. Você está disposto a fazer isto?

 

Por Eleilton Freitas,

Teólogo, escritor e diretor do CETAP (Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa).