O Pai amou o mundo, segundo João 3:16. Os pecadores que aqui residem são alvo do amor de Deus, bem como toda criação (Sl 24:1). O mundo é o lugar da manifestação do amor de Deus. Deus viu a miséria humana e compadeceu-se do pecador! (Rm 5:8). Deus é apaixonado pelas nações: “Ele tem uma paixão incandescente por recolher seus filhos de cada selva, bairro, vila e cortiço.”[1]. É desejo do Pai que pessoas de todas as nações se rendam a Jesus (1 Tm 2:1-4), e somente aqueles que creem em Cristo, se tornarão seus filhos (Jo 1:12). Já no AT temos provas do coração missionário de Deus (Sl 2:8; 117:1; Is 49:1; Os 2:23; Ml 1:11; Dn 7:14)[2].

Por isso, Jesus foi enviado ao mundo por Deus Pai. Ele veio à campo. “(…) o Filho de Deus não permaneceu na segura imunidade do céu, distante do pecado e da tragédia humana. Ele de fato entrou no mundo”[3]. Ele disse: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor (Lc 4:18-19).

Ele proclamou a libertação dos pecados por meio da fé em sua obra na cruz, e pregou esta mensagem de graça a todos (At 10:38). Assim, percebemos Jesus pregando para todas as pessoas que encontrava. Ele ensinava a ricos, como a Nicodemos (Jo 3:1-21) e pobres, como o cego de Jericó (Mt 10:46-52). Levou libertação a estrangeiros, como a filha da mulher cananeia (Mt 15:21-28), assim o reino chegava a todas as pessoas (Mt 4:23). Não havia barreiras para Jesus. Ele quebrava todos os paradigmas que poderiam impedi-lo de pregar a mensagem do evangelho.

O Espírito também veio ao mundo para trabalhar nas pessoas para que creiam em Cristo: Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8), e para fazer dos que creem em Cristo sua habitação (1 Co 3:16). O Espírito é aquele que capacita a igreja com seu poder, para que esta viva e testemunhe de Jesus. Ele é o primeiro missionário que abre as portas da salvação. Se Deus se envolveu desta forma com a missão, a igreja deve ter este mesmo envolvimento, quem somos nós, para não nos envolvermos com ela?

Andrei Sampaio Soares é Colaborar do DEC (Departmanto de Educação Cristã); Professor da FATAP; articulista do site Além Blog e congrega na IAP de Pedreira, São Paulo-SP.



[1] LUCADO, Max. Faça a vida valer a pena. Tradução: Lilian Jenkino. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2010, p.43.

[2] RIENECKER, Fritz. Evangelho de Lucas: comentário Esperança. Tradução: Werner Fuchs. Curitiba: Esperança, 2005, p.477.

[3] STOTT, John. Ouça o Espírito, ouça o mundo. Tradução: Silêda Silva Steuernagel. 2ª ed. São Paulo: ABU Editora, 2005.