“Exorto, pois, antes de tudo, que se façam súplicas… pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (1 Tm 1:1-2).

Qual foi a última vez que você cumpriu esta recomendação deste texto? Afinal, temos aí uma recomendação e tanto! É um mandamento que está em vigor, não só para a geração do apóstolo Paulo, e nem só para a primeira geração de cristãos. Aliás, se existem pessoas que poderiam questionar este mandamento eram os primeiros cristãos, afinal, a maioria deles foi perseguida pelas autoridades.

Mesmo assim, temos o mandamento: “Orem por ele”. O Espírito Santo nos pede, por meio da palavra, para que oremos por nossas autoridades: prefeitos, vereadores, governadores, deputados, presidente, policiais, etc. Já fez isso? Sabe qual o propósito? “Para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada”. E para que orar para isso? A razão de Paulo não é egoísta. Ele não está querendo, simplesmente, vida fácil. A ideia é a seguinte: isenção de perturbações, tais como guerras e perseguições, facilitam a disseminação do evangelho! Isto está de acordo com o que é dito na sequência (vv. 3-4). Oremos pelas nossas autoridades!

Por, Pr. Eleilton de Souza Freitas, diretor da FATAP.